Monday, May 22, 2006

One of many zeros


Damon Albarn estava com o coração em pedaços. Estava todo em pedaços. Atravessava um processo de separação com a namorada. E dessa situação, mais uma vez como já aconteceu incontáveis vezes na história da música, nasceram pelo menos duas canções antológicas. Uma é Tender, que abre o álbum 13. Música Gospel feita por ingleses universitários, com uma das interpretações mais comoventes dos anos 90. Na letra Damon já deixava claro pelo que estava passando no momento: “Tender is the night/ Lying by your side/ Tender is the touch/ Of someone that you love too much/ Tender is the day/ The demons go away/ Lord I need to find/ Someone who can heal my mind” (Doce é a noite/ Ficando do teu lado/ Doce é o toque/ De alguém que tu ama muitíssimo/ Doce é o dia/ Os demônios desaparecem/ Senhor eu preciso achar/ Alguém que possa curar minha mente). Outro dia Tender será totalmente dissecada, mas por enquanto um verso dá a plena dimensão do que Damon queria dizer: “ Tender is my heart/ I’m screwing up my life” (Doce é meu coração/ Eu estou ferrando com a minha vida). Bom, o lance é que nesse disco consta a música que empresta o nome para este espaço que ainda não sabe direito o que vai ser quando virar o mês, Coffee and TV. Falar dessa música é tão inútil quanto descrever o quanto a guria que tu ama é linda. E mesmo para os incautos que devem taxá-la de “música pop alegrinha e de quinta”, Graham Coxon faz um solo demolidor, com uma distorção que estranhamente remete o narrador da história à realidade. É como se a guitarra de Coxon dissesse para Albarn “esquece cara, ela é passado”. Estranhamente foda. E o clipe é uma obra também.
Aí vai a letra, devida e livremente traduzida.
Café e TV
Você se sente como uma loja de cadeia
Praticamente pavimentado
Um em muitos zeros
Chutado e entediado
Suas orelhas estão cheias mas você está vazio
Oferecendo seu coração
Pra pessoas que realmente nunca
Se preocupam como você está
refrão:
Então me dê café e tv, tão simples
Eu vi tanto, eu vou ficar cego
E eu estou virtualmente e clinicamente morto
Estar na sociedade é bem difícil pra mim
Me leve para longe desse mundo grande e mal
E concorde em casar comigo
Então nós poderemos começar de novo
Você vai para o interior
E não é muito longe
Há pessoas lá que irão te machucar
Pelo que você é
Suas orelhas estão cheias da linguagem deles
Há sabedoria lá, você está certo disso
Até que as palavras começarem a te desprezar
E você não poder achar a porta

1 Comments:

Blogger Anna Blume said...

Não é só o 'coração em pedaços', mas qqr situação de depressão progressiva que faz as pessoas criarem... e geralmente coisas boas... Não dá pra ser feliz e criativo ao mesmo tempo... haha

6:46 AM  

Post a Comment

<< Home