Tuesday, March 27, 2007

A surpreendente memória

Há muito a música não surpreende mais ninguém. Ouvir algo que te faça dizer “de onde raios saiu isso?” ficará cada vez mais raro, isso é fato. Mas isso não quer dizer que ela perdeu sua capacidade de emocionar, de trazer memórias ou sensações já esquecidas.
Uns anos atrás fui num show da banda Stereoplasticos em Porto Alegre. Não me surpreendi com o som, nem me chamou muita atenção no momento, mas a impressão que tive era de que talento sobrava naquela banda.
Pois bem, dia desses esbarrei com o Myspace deles, que estão com novos membros e com um nome cada vez mais consolidado no meio indie-underground.
E aí ouvi a música Lonas Bicolores.
É uma canção pop beirando a perfeição, com aquela sonoridade típica das bandas (realmente) alternativas americanas do início dos anos 90. Que pegavam emprestado esse tipo de som das bandas inglesas um pouco mais antigas, etc. Na real todo mundo vai achar parecido com Los Hermanos, fazer o que... Só que há na música uma melancolia difícil de explicar. Remete a memórias individuais através de timbres que estão no inconsciente coletivo! Estranho...
Do início com um efeito sonoro que lembra um “retorno no tempo”, da frase de guitarra que conduz a melodia através do campo das memórias, até na letra bucólica e na marcação insistente da bateria, a música é um convite para lembrar do que tu quiser lembrar. Eu lembrei de Porto Alegre e dias que nunca aconteceram realmente. Acho que isso é mais do que suficiente para batizá-la como grande canção. Um pedaço de pop perfeito que precisa ser ouvido.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Na real todo mundo vai achar parecido com Los Hermanos, fazer o que... haahahaha... bem isso... mas, na real, o parecido fica por conta da "bocolidade", que sempre é bonita, como este som. Eu gostei, me deu vontade de deitar no chao, lá em casa, em Itapira... e ficar olhando as frestas que tem no forro do teto lá de casa... me despertou saudade.... ducarai! hehehe

7:19 AM  

Post a Comment

<< Home