Friday, April 13, 2007

Ballad Of Big Nothing


Badly Drawn Boy diz em You Were Right (do disco Have You Fed the Fish, de 2002) que lembra de não ter feito nada na noite em que Frank Sinatra morreu. Já nas noites em que Jeff Buckley, Kurt Cobain e John Lennon morreram, ele estava acordado assistindo as notícias com todo mundo. E foram várias noites e várias vidas...
Na noite de 21 de outubro de 2003, Damon deve ter passado mais um tempo na frente da TV, apreensivo e sem entender direito o que estava acontecendo. Penso que até mais do que com as outras mortes de ídolos que ele havia descrito na estrofe da música, pela proximidade artística que há entre ele e o autor de Say Yes.
Elliot Smith ficou conhecido após colaborar na trilha sonora de Gênio Indomável e concorrer ao Oscar de melhor canção, com Miss Misery. A música embala o desfecho do filme de um jeito tão singelo, tão complementar às imagens que é difícil não procurar “o cara que canta” depois dos créditos começarem a subir na tela. Aliás, quem não fizer isso neste filme, fará em Beleza Americana, no qual Elliot interpreta Because dos Beatles nos créditos finais. Pouca gente conhece o trabalho dele além de suas colaborações para o cinema, o que é uma pena, pois se trata de um compositor muito especial, realmente diferenciado e talentoso, com uma discografia que se não é extensa (5 discos e um póstumo em quase dez anos de carreira solo), traz uma quantidade impressionante de canções relevantes.
Smith (aparentemente) cometeu suicídio em 2003, após anos de problemas com drogas e depressões constantes. O mundo perdeu um artista único, e Badly Drawn Boy mais um de seus ídolos.

Pra começar por onde todo mundo começa, o clipe de Miss Misery.


Pra quem se interessar e quiser conhecer mais,

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

bom, nada de mais

11:42 AM  
Blogger Adrian Clarindo said...

Um dos melhores compositores que já ouvi... logo se tornará um Nick Drake da vida, ou da morte, que seja...

Mega legal!

Abraçaõ do Herói!

Adrian

11:26 PM  

Post a Comment

<< Home