Monday, May 12, 2008

DiscMan das Cavernas

Dois amigos dentro de um ônibus:
- Ô cara, que que é isso aí?
- É um discman pô, tá cego?
- Ah tá... Só achei estranho...
Realmente estranho um aparelho tão comum causar estranheza. Poderia ser uma roupa, um jeito, um cabelo, mas um aparelho de ouvir música?
O que acontece com o discman hoje já ocorreu com o vinil, e está acontecendo com a fita e o vídeo cassete também. A questão é que estes “fetiches de malucos”, como os bolachões e o vhs são apreciados em casa, longe dos olhos curiosos dos populares. O discman não. Ele está ali, exposto, deixando transparecer o quanto é antiquado, ultrapassado, uma geringonça de tempos idos.
- Como estranho? É um aparelho que toca CD’s. Que que tem de estranho nisso?
- Tá cara, te acalma! É que todo mundo tem MP3, música em computador, essas coisas...
- E com a minha coleção de CD’s eu faço o que, toco fogo?
- Passa pro PC!
- Mas e o encarte, e o... Ah, esquece...
Uma pessoa que nasceu em 1984 é velha em 2008? Teoricamente não. Mas se ela andar pelas calçadas munida de um desses aparelhos antiguíssimos, será. E o 1984 é o ano da fabricação do primeiro discman! Com 24 anos de vida o aparelho saiu de linha, praticamente! E nem ouse perguntar sobre o pobre do walkman!
O CD “já é a música COMPACTA”, como diz o meu pai - que até hoje ouve vinil! -, então como que fica a qualidade da música menos que compacta? E o apego de fã pela música, onde que vai parar? Por mais caretas que esses argumentos possam parecer, eles tentam responder uma pergunta muito abstrata: qual a velocidade de troca de conceitos e tecnologias na sociedade? Mas de verdade, quem quer saber disso nesses tempos velozes?
- Ouviu a música que aquela banda lançou no MySpace?
- Que banda?
- Aquela do clipe...
- Que clipe?
- Que tava na página inicial do YouTube!
- Já lançaram disco?
- Não. Só umas músicas no blog do baixista.

Pensamento d'O Chefe:

"Glory days, well they'll pass you by, glory days, in the wink of a young girls eye, glory days, glory days".

2 Comments:

Blogger Thiago Floriano said...

po, então sou pré-histórico... não tenho mais cd player em casa... só vinil mesmo... HAHAHAHAHAH... mas o lenzi brothers lançou o cd novo semana passada no myspace... fato! pero não ouvi ainda... abraço

1:34 PM  
Blogger Aline said...

eu gosto do discman, e gosto de coisas antigas - vide meu gosto musical, hehehehe... e gosto muito de coisas que não venham com manual em outro idioma, e que sejam fáceis de mexer... e eu gosto de você!

beijos

4:57 AM  

Post a Comment

<< Home