Thursday, June 19, 2008

A fé na descrença

"Mas eu tento fazer tudo certo..."

Mais uma temporada e Lost caminha rumo ao hall das artes indestrutíveis, que inclui coisas do calibre de filmes do Scorcese, discos do Clash, animes do Akira Toryama, Jaspion, Arquivo X, entre tantos outros.
A jornada de Jack Shepard e (cada vez menos) os sobreviventes do vôo 815 da Oceanic, da Dharma Iniciative, dos Nativos-Hostis, da equipe do Cargueiro-Widmore-Abaddon, enfim, afunila e ruma para um final trágico e ao mesmo tempo sem conclusão clara. Até porque o fim nunca existe na vida, apenas um loop sem fim de flashbacks, flashforwards e realidades alteradas.
O 4º ano da série foi o ciclo de episódios que descreveu a perdição do Doutor Jack, com sua decisão definitiva demais para alguém que espera ser algo tão ambicioso na vida – um milagreiro descrente em milagres. A briga ideológica de Jack e John Locke entre razão e fé no fundo reflete algo maior: mesmo quem não crê em nada crê em algo, ou seja, o próprio não crer é uma ação de acreditar em algo. No caso do médico, no próprio fato de que nada “sobrenatural” deva existir. Pero que hay...
"Nem mil terços bizantinos do padre Marcelo vão te salvar, careca safado!"

E apesar de Locke ser o “vencedor” no tempo presente da série, no futuro sua fé cega no local cobrará seu preço. Preço este que a Ilha cobra calmamente do filho de Christian “porta-voz de Jacob” Shepard, pois ele pouco a pouco perde a fé inabalável que possuía na razão, na crença de que não existem coisas como destino, predestinação. E aí que reside o fato do porque a Ilha e Jacob parecerem eleger Jack como seu escolhido: mostrar ao operador de milagres “racionais” que não basta salvar tudo e todos e fazer o máximo na vida. É preciso abraçar o desconhecido, mesmo que tu saiba que não existam coisas além da nossa realidade. Às vezes elas estão em lugares que se escondem, seja uma ilha que desaparece no pacífico ou dentro da tua mente.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

vou te confessar que estou com todos os episódios da 4a termporada lá em casa, mas ainda não cheguei ao final. na verdade, não quero terminar! hehehe. o que posso te dizer, e concordar com vc, é que a ilha, a situação de perdidos, de sobreviventes e qualquer outra coisa que possa classificar Jack e sua trupe mostrou que pode alterar muito mais que o estado físico das coisas. e é isso que eu mais gosto. e é por isso q naum quero q acabe!

1:11 PM  

Post a Comment

<< Home