Thursday, September 21, 2006

Colunismo Musical II - Mainstream?

"Saitou is cool too!"
Quando todo mundo da parte de cima do globo achava que havia encontrado a “música do verão 2006” em Crazy do Gnarls Barkley, surge Smile da Lily Allen. Nada como uma boa briga intercontinental pelo primeiro lugar das “charts”! Se bem que na América é quase impossível penetrar no Top 10, mas tudo bem.
A banda do rechonchudo Cee-Lo e do oportunista Danger Mouse cometeu uma das canções de black music mais inspiradas dos últimos tempos, modernizando o que há de melhor em termos de ReB e Soul (ou seja, RAP!), e inexplicavelmente caiu no gosto popular, mesmo sendo uma música boa! Mas Smile está em outro patamar...
Lily é uma inglesinha de 21 anos que fala pelos cotovelos, tem opinião sobre quase tudo, compra briga até com as bandas indies inglesas (imagina se fosse por aqui!) e não contente, ainda é linda! A guria tem a manha de citar como influências Dizzee Rascal, Jay Z, The Streets, Happy Mondays, Prince e T-Rex!
Além de esperta e ter uma voz diferente, açucarada e, enfim, esperta (!), o som é irresistível. É um rap com uma levada de soul americano dos anos 70, mas tudo isso feito por branquelos londrinos que escutam Streets! Mas toda tentativa de rótulo termina quando tu escutar a música no rádio pela primeira vez. O refrão vai colar na tua meninge, e por pelo menos uma semana tu vai cantarolar a melodia. E isso é bom!
ReB, Rap, Trip Hop, Soul, Dub, Reggae londrino, garotas lindas e inglesas e modernidades mil...Será que a programação das rádios em um âmbito geral está melhorando ou sou eu que estou bebendo demais?

1.A: No Lollapalooza desse ano Crazy foi “coverizada” duas vezes: por Kanye West e pelos Raconteurs, com direito a urros de Jack White!
2.A: O clipe de Crazy é uma obra de arte. E Gnarls Barkley é o nome da banda!
3.A: O som da Lily Allen é tão legal que nem o fato de ser idolatrada pela MTV brasileira consegue estragar o fato de curti-la.
4.A: Alguém já reparou que quando o Reggae é usado como influência por algum artista inglês ele fica bala? Armagideon Time do Clash não me deixa mentir.
5.A: E só um aviso: nem só de rock vive o homem.
Serviço ao Consumidor - Indústrias Saitou, fazendo seu dia um pouco mais aceitável.

"Bye mates..."

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Desconheço as músicas... mas gostei das fotos e do texto... aliás:

"Alguém já reparou que quando o Reggae é usado como influência por algum artista inglês ele fica bala? Armagedon Time do Clash não me deixa mentir"

só por ter citado clash já vale!

9:10 PM  

Post a Comment

<< Home