Tuesday, October 30, 2007

Truques

Stand-up Comedy é moda no Brasil agora né? Então tá:

Sabe o que me irrita nos filmes? Quando alguém precisa mostrar que um personagem é inteligente! Não precisa nem ser um personagem secundário, pode ser o principal mesmo. Ele está viajando por um país desconhecido (isso é importante, um lugar onde a língua não seja a sua!) e chega num local hostil - pode ser desde uma festa onde seu maior inimigo está dançando com uma vagaba qualquer ou num evento de pessoas inteligentíssimas que subestimam seus conhecimentos e fazem piadinhas em tom de voz volume sala de espera de hospital, mas ele nota. Aí as pessoas disparam comentários terríveis sobre o nosso galã, falando pra algum capanga ou cúmplice como ele é nojento e asqueroso, ou como suas roupas são “chinfrins”, tudo em russo dito entre dentes... E então nosso excepcional herói responde que aqueles comentários não são necessários e que estudou na escola de São Petesburgo por dez anos, seus imbecis!
OOOOOHHHH é o som que a platéia emite! NOSSA, ele é muito foda, ninguém sabia que ele sabia o que eles não sabiam que ele já sabia desde o começo, mesmo sendo em um idioma totalmente diferente do dele! Impressionante, demais, agora o filme começou a ficar bom!
E a partir daí já dá pra saber todas as cenas, uma por uma...

Se esse recurso fosse aplicado em um filme nacional, seria mais ou menos assim:

Cena I

O galã – que é traficante, mas com um bom coração gente, cuida da comunidade! – chega numa sala enfumaçada onde brutamontes jogam pôquer. Ele está em Caracas (sabemos que é Caracas porque aparece escrito em letras Fonte 28 na tela, em vermelho sangue, e o locutor grita o nome da cidade) para negociar um carregamento de cocaína que está emperrado há semanas e pode desencadear uma guerra civil no Brasil. Ele já foi protagonista de duas novelas (na Manchete e na Gazeta) e fez figuração na Globo. Os venezuelanos tem cara de baianos e na sala tem um pôster do Hugo Chavéz, pra dar a “ambientação necessária”, segundo o diretor.

Galã da Silva (entra em silêncio com ar desafiador)
-...

Chefe de La Bueca de Fumito
- Má o que se passa a cá, rã? Quem é este maricón, madre de diós?

Vice-Chefe de La Bueca de Fumito
- Este és el brasileño folgadito que veio negociar lá mercadoria! Putón!

Chefe de La Bueca de Fumito (caminhando ao redor de nosso destemido Galã da Silva, com ar de deboche e cuspindo fumaça em seu rosto. O charuto tem que ser gigante e na outra mão deve haver uma bebida parecida com mijo quente, que ele oferece e nosso Galã faz que nem é com ele e continua irredutível e mudo)
- Hum... Entonces este és el hijo de una putana que quer nos passar la pierna? (Agora o Chefe deve rir, e dando tapinhas nas costas do Galã, deve falar como se estivesse o elogiando) E usted piensa que vai nos tapear com seu dinheirito fajuto e sua cara de porco yankee rã? Seu mierda de pollo! (titica de galinha na versão dublada) RÁRÁRÁRÁ! (todos os jogadores – agora já parecem mexicanos quando a câmera se aproxima e soltam gargalhadas histéricas)

Jogador 3
- E este cabrón é tão burrito que não entende nadita do que estamos hablando!

Galã da Silva
- Pois ustedes estón muito enganaditos! Yo compreendo todo que ustedes hablan, seus chanchos de uma figa! E se non me entregaram la coquita, vou explodir suyos miolitos com esta escopetita que tengo a cá!

Todos
- OH! (de joelhos com as mãos na nuca) Perdón señor brasileño, non sabíamos que o señor compreendia nuestra língua! Como és possíble?

Galã da Silva
-Caladitos! Mais um piozito e vão virar paçoquita! Ahora, levem-me hasta la coca antes que yo fique (pausa dramática, close fechadíssimo) MALUQUITO, SEUS HIJOS DE UNA PUTANA!

Fim da Cena I
(Nota do roteirista: O espanhol está muito complexo para platéia brasileira, deve ser facilitado
)

4 Comments:

Blogger Aline said...

Muito bom o texto, e em se tratando de cinema nacional, é bem possível que seja assim... e o galã vai ser o Wagner Moura e o traficante o Marcos Palmeira...

(adorei o roteiro... hahahaha)

beijos

12:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

hahahaha... esse diálogo ta ducarai!!! hahahahaha... muito bom!

11:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

hauahuahauhauahauah... muito bom!!!!
Concordo em parte com a Aline, pq depois do TdE, o Wagner Moura vai ser o galã, sim, mas ele é um ex-policial enganado pela (aha!) polícia e aí vai pra Caracas como o cara que compra coca, só pra prender os "verdadeiros" caras do mal...

O traficante poderia ser, também, aquele professor loucão que ra da Malhação, foi pego fumando uns "beck" e também já foi traficante num filme estadunidense...

hauahuahauahua """"mó viaje"""""...

5:18 AM  
Blogger Rapha. said...

eu disse...

entra no meu blog mestre! eu já tinha isso aqui há séculos, mas só hoje tive tempo de começar!!

se liga nas meninagens!
eahueahuahuea

tu vai curtir a última frase do post =)
abraço!

4:54 AM  

Post a Comment

<< Home