Wednesday, June 14, 2006

Não Seria Legal?


Antes que assuntos pessoais tomem conta disso aqui, e na dificuldade de falar sobre tais questões... Já falei muito.
Brian Wilson enlouqueceu. Todo mundo atribui isso a sua “busca pelo som dos anjos”, a quantidade um tanto quanto enorme de substâncias ilícitas que o mesmo tomava enquanto planejava sua obra máxima (que foi lançada praticamente 40 anos depois e de maneira nada convencional), Smile, às horas intermináveis enfiado dentro do estúdio para lançar o maior disco de todos os tempos naquela batalha transatlântica (e meio imaginária) contra os Beatles.
Existiram milhares de fatores para que Brian finalmente ultrapassasse a linha tênue entre a sanidade aparente para a sociedade e enfim ceder a reclusão e mandar o mundo às favas. Mas o que me parece claro e que pouca gente comenta é que ele simplesmente não aturava o cinismo que estaria por vingar nas pessoas. Mesmo sendo peça dos anos 60 (e toda aquela palhaçada hippie), Wilson não encontrava retorno para suas idéias e pensamentos. Ele ia milhares de quilômetros além do que os hippies supostamente queriam. O que Brian queria era a volta da ingenuidade, de uma inocência bizarra, a volta de uma forma de pensamento e de viver que provavelmente tenha sumido em algum lugar dos anos 40 ou 50. Ou muito provavelmente nunca tenha existido na realidade. E isso já era um pensamento ingênuo em 1966...
Tudo isso é só pra explicar que os Beach Boys lançaram uma das músicas mais especiais de todos os tempos. Wouldn’t it Be Nice, que está no Pet Sounds, é um primor. Daquele tipo de som que evoca algo maior do que nós podemos entender. Esse tal imponderável, ou aquelas coisas que nós não vemos, mas de algum modo estão afixadas na parte mais escura tua caixa craniana. Mas a parte principal disso é o próprio título da faixa. “Não seria legal?” é o tipo de pergunta que fica escondida atrás da cabeça do cidadão e como mágica salta pra boca sem muita explicação. Pare pra pensar se ela não preenche milhares de sonhos em milhões de cabeças pelo mundo todo: Não seria legal se todo mundo pudesse viver tranquilamente? Não seria legal não haver pessoas morrendo por razões estúpidas? Não seria legal se quando eu dissesse “eu gosto de ti”, ela respondesse do mesmo jeito? Não seria legal não existir mais nada pelo que se preocupar seriamente? O questionamento atinge o mais mundano dos desejos até as questões mais essenciais dessa palhaçada que é viver.
O tipo de coisa que só gênios são capazes de formular, ainda que percam sua mente para o vácuo da existência no caminho entre pensar e divulgar tais pensamentos.

Wouldn't it be nice if we were older
Then we wouldn't have to wait so long
And wouldn't it be nice to live together
In the kind of world where we belong

You know it's gonna make it that much better
When we can say goodnight and stay together

Wouldn't it be nice if we could wake up
In the morning when the day is new
And after having spent the day together
Hold each other close the whole night through

Happy times together we've been spending
I wish that every kiss was never ending

Wouldn't it be nice
Maybe if we think and wish and hope and pray
It might come true
Baby then there wouldn't be a single thing we couldn't do
We could be married
And then we'd be happy
Wouldn't it be nice

You know it seems the more we talk about it
It only makes it worse to live without it
But let's talk about it
Wouldn't it be nice

3 Comments:

Blogger Anna Blume said...

Palhaçada hippie?????

11:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

pois é Tche... Wouldn't it be nice? tanta coisa poderia ser legal se não fossem outras coisas que também poderiam ser legais e não são por algum motivo que também poderia ser legal e não é. Mas talvez o que é legal pra mim, não é pra ti, mas seria legal pro outro, só se fosse um pouco diferente do que seria legal pra mim. Sempre tem um Wouldn't it be nice, porque sempre foi difícil contentar...
Ah, a música é realmente boa!!! bela escolha!!!
E como seria legal se eu não escrevesse tanta merda e contribuísse um pouco mais...

7:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

mas bah che!!! tah nao hora de colocar um texto novo ai...

5:13 AM  

Post a Comment

<< Home